Publicado em 30 de janeiro de 2025
Os Gatilhos Mentais são recursos que ajudam a compor um discurso persuasivo, junto com outros elementos de comunicação.
Ao usarmos determinadas palavras em um texto, áudio ou vídeo, irá florescer determinada emoção, fazendo com que desperte o interesse na ação desejada.
Exemplo:
• Você também comete esse erro bobo no seu blog?
Se você tem um blog, provavelmente se perguntou: Qual erro? Ou, de que erro ele está falando? É um exemplo do gatilho mental da curiosidade.
Se você não tem um blog, o gatilho mental não funcionou, pois, não desperta o seu interesse, a sua curiosidade para saber qual erro é este e como resolvê-lo.
Conheça os tipos de Gatilhos Mentais:
- Princípio da Reciprocidade;
- Princípio do Compromisso e Coerência;
- Princípio da Aprovação Social;
- Princípio da Afeição;
- Princípio da Autoridade;
- Princípio da Escassez;
Portanto os gatilhos mentais são recursos que você pode usar na sua comunicação para desencadear uma série de princípios psicológicos inconscientes que influenciam diretamente a decisão das pessoas.
Dessa maneira eles funcionam com base na necessidade que o cérebro humano tem de criar atalhos para tomadas decisões sem ter que passar por um raciocínio crítico e gastar mais energia.