Publicado em 21 de novembro de 2024
O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente.
Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas, formando, assim, as características do perfil.
É válido ressaltar que quanto mais completos forem os dados coletados sobre seu público-alvo, mais chances você terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele.
Tendo uma boa definição de público-alvo, você poderá melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, como:
- Desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu público;
- Definir os seus canais de comunicação;
- Produzir conteúdo relevante para o público-alvo;
- Saber como e quando oferecer promoções;
- Fazer alterações no seu produto de acordo com as preferências do seu público.
É recomendado que o público-alvo seja definido logo no início da criação da empresa. Ele é como um passo inicial e essencial para o marketing. Depois que concluir essa etapa, você pode segmentar seu público melhor e criar diversas personas.
Quais são as bases da segmentação do público-alvo?
A segmentação do mercado é baseada em uma série de variáveis. Se você disser que quer vender para mulheres acima de 60 anos, por exemplo, essa definição é muito ampla e está mais próxima da comunicação de massa do que da comunicação segmentada.
Por isso, é importante fazer vários recortes no mercado e identificar quais segmentos têm mais afinidade com a sua marca. Agora, vamos ver quais são as principais variáveis de segmentação que você pode usar na definição do público-alvo:
Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.), renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade;
Psicográfica: estilo de vida (saudável, minimalista, romântico, criativo, militante etc.), personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.), valores, interesses, preocupações;
Comportamental: status de usuário (regular, em potencial, ex-usuário etc.), intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão (alheio, informado, interessado, intencionado etc.), sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, promoção etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio etc.).