Publicado em 21 de novembro de 2024

O slogan é uma frase simples para uma marca ser sempre lembrada.

Para que serve o slogan?
A principal utilidade do slogan é auxiliar as pessoas a se lembrarem de uma empresa, de um produto ou de um serviço. Mais do que isso, o público precisa relacioná-lo ao seu dia a dia.

Quais os elementos de um slogan?
O termo “frase de impacto” já diz tudo: é necessário ser forte e facilmente memorável, a ponto de ser viciante. Para atingir isso, alguns elementos podem ser trabalhados em um slogan.

Primeiramente, ele deve ser curto. A intenção é conseguir ser gravado rapidamente, e é bem mais difícil decorar frases longas, correto?

Para otimizar a memorização, recomenda-se utilizar palavras que são absorvidas sem dificuldade. Ou seja, nada de usar termos somente porque são elegantes. Não se trata somente de fixar a mensagem, o objetivo é fixar a marca.

Outro atributo de um slogan é ser como um convite para o consumo. Portanto, ele deve corresponder às expectativas que seu negócio é capaz de atender. Assim, seja honesto e inclua os objetivos da marca de acordo com a sua funcionalidade.

1. Conheça o seu público

No início de toda estratégia nos meios de comunicação, um dos passos iniciais é saber exatamente quem é o público que vai comprar o seu produto ou serviço.

Porém, não basta só descobrir a faixa etária, gênero, renda e outros índices demográficos dos clientes. Essas informações são importantes, mas elas não dão profundidade suficiente para a criação de peças e textos.

Assim como na produção de conteúdo, nós recomendamos que você tenha uma persona em mente para direcionar todos os seus esforços de comunicação. O conceito de persona pode ser tido como um perfil semificcional que representa o seu cliente ideal.

Simples, não é mesmo?

Mas ao criar uma narrativa para essa pessoa, você é capaz de entender quais são os objetivos e dificuldades dela, como ajudá-la e como comunicar isso para ela.

Você vai criar o seu slogan para uma pessoa que realmente pode existir, diferente da abrangência dos dados, que não remetem a um rosto, por mais precisos que eles possam ser.

Em um exemplo prático, seria negativo utilizar termos em outro idioma ou palavras difíceis se a sua marca tem uma abordagem mais popular. Com a persona, você consegue entender como fazer essa abordagem por meio de um vocabulário acessível.

2. Mostre porque você é o melhor

O slogan vai ser mais um meio de expandir a personalidade da sua empresa, e é claro que você quer destacar aquilo que há de melhor, certo?

Comece listando tudo aquilo que torna a sua empresa diferente da concorrência, seja o preço, a tradição, a qualidade, enfim, aquilo que a separa das outras.

Isso se trata de estabelecer o diferencial competitivo, bastante usado durante vendas, e que pode ser argumentado para uma frase de impacto capaz de convencer o consumidor a escolher sua marca.

Podemos citar o slogan da Volkswagen: “Você conhece, você confia”, que aponta a tradição como a razão para escolhê-la.

3. Tenha um posicionamento

Além de mostrar os pontos nos quais você se destaca, é possível indicar para o consumidor os benefícios e as funcionalidades dos seus produtos e serviços dentro do seu ramo.

Dessa forma, você se posiciona de acordo com a utilidade da sua marca e mostra como ela se encaixa na vida do comprador, do que ela trata e o que ele vai ganhar ao optar por ela.

Um bom exemplo é o slogan da Nescau: “Energia que dá gosto”, cuja função como bebida para começar o dia já fica clara.

4. Faça listas de palavras e combine-as

Na hora de montar o slogan, uma boa tática é elaborar listas com palavras que se relacionem com a sua marca, priorizando adjetivos, verbos e substantivos que tenham fit com o seu objetivo.

Nos adjetivos, comece os mais comuns e seus antônimos, e então vá direcionando para os que possam descrever a sua marca. Por exemplo, “moderno” e “tradicional”, “leve” e “profundo”, “complexo” e “prático”, entre outros.

Já na hora dos verbos, procure relacionar com o ramo de atuação. Lembre-se das ações que o cliente vai tomar com os seus produtos, e o que ele pode sentir e fazer depois.

Se é relacionada à indústria alimentícia, vale a pena colocar “saborear”, “provar”, “comer”, “degustar” e “apreciar”. Não se esqueça de inserir alguns mais gerais também, como “amar”, “recomendar” e “aprovar”.

Por fim, coloque nos substantivos tudo aquilo que entre no universo da sua marca. Para uma marca de produtos para cabelo, pode ser interessante falar sobre nutrição, hidratação, brilho, maciez, movimento e cor.

Além disso, não se limite e tente inserir algumas palavras irreverentes que não saem da sua cabeça ou que tenha lembrado por acaso. Surpreendentemente, elas podem te ajudar a tornar seu slogan mais criativo.

Com tudo isso em mãos, é hora de partir para a próxima fase do brainstorming e realizar testes com o material que você já tem. Vá ligando as palavras que você conseguiu até formar algumas frases curtas.

Não pare nas primeiras tentativas, porque é importante conseguir uma boa variedade de opções. Tenha em mente algumas dicas:

Seja honesto
Não prometa nada que o seu produto não consiga cumprir. O consumidor vai se decepcionar, pode reclamar e, muito pior, colocar em risco a sua reputação no mercado.

É melhor ser sincero e atender suas expectativas. Esse é o caminho para torná-lo fiel à sua marca e até mesmo se tornar um promotor dela.

Seja direto
Economize palavras e cite somente o essencial. Sua empresa pode ter inúmeras qualidades e pode fazer maravilhas para o seu cliente, mas você não precisa falar tudo isso de uma só vez.

É bem mais difícil gravar uma longa frase do que algumas poucas palavras, certo? Por isso, tente deixar o seu slogan curto, sem ultrapassar 8 palavras.

Aposte naquilo que realmente vá convencê-lo e deixe que o cliente descubra os outros benefícios em uma descrição mais aprofundada na embalagem do produto ou em seu site.

Seja marcante
O slogan deve ser divertido e de fácil repetição. Por isso, aposte em palavras fortes e tente fazer um bom jogo de com também, incluindo rimas ou trocadilhos, por exemplo.

Além disso, uma boa técnica é repetir o nome da marca dentro dele, como alguns já fazem. Isso ajuda a reforçar o nome da empresa em associação com a mensagem transmitida.

Uma outra consideração é também associar com o seu logotipo. Caso você já tenha um, é bom retomar os seus valores transmitidos e até mesmo a sua estética.

EXEMPLOS

Alguns slogans que se tornaram famosos no Brasil são:

 

slogan nescau

 

slogan unimed

Mundo Das Marcas: COLGATE

 

12 slogans de marcas famosas que fizeram história | We Do Logos

 

Mundo Das Marcas: BOMBRIL

 

Servicos designer 【 SERVIÇOS Agosto 】 | Clasf

 

50 Slogans de Lojas de Roupas Masculinas e Femininas

 

slogan grapette

 

23 slogans de marcas famosas na visão dos consumidores - Publicitários  Criativos

 

slogan mc donalds

 

slogan doril

 

slogan bayer