Publicado em 21 de novembro de 2024

Ao definir uma missão, você está deixando claro os objetivos do seu negócio em relação ao que pretende ofertar a seu cliente.
Então, é importante defini-la para que você consiga elaborar um planejamento estratégico que vise sempre manter seu comprometimento com a missão da sua empresa.

  • Como definir a missão da sua empresa?

Escreva de forma objetiva e sempre avalie “Qual problema eu estou solucionando? Qual dor estou amenizando no meu público? Qual valor estou entregando ao mundo?” Todas as suas ações diárias são baseadas na sua missão.
A missão é a razão da existência da empresa afinal, qual o benefício que o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio traz ao seu cliente? A missão está muito relacionada à proposta de valor que seu produto oferece a seu público alvo.
Pense, como já dito, no que o seu produto ou serviço entrega de benefício para seu cliente. Isto será a missão da sua empresa. Você pode analisar a missão de empresas semelhantes à suas ou aquelas que você admira, para ter uma referência.
Mas lembre-se: a missão deve ser curta. Isto porque ela deve ser facilmente lembrada pelas pessoas, pois é a razão de ser da sua empresa.
10 Exemplos de missão:

Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Microsoft: Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.
Mc Donald’s: Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável.
Nike: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes
Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, de serviços e de autorrealização das mulheres no mundo todo.
Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, a educadores, a profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e em valor nutricional que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
Samsung: Construir um mundo melhor através de negócios diversificados que hoje incluem tecnologia avançada, semicondutores, arranha-céus e construções de fábricas, petroquímicos, moda, medicina, finanças, hotéis e mais.
Wallmart: Vender por menos para as pessoas viverem melhor.
Cacau Show: Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate


O que é a Visão?

  • Qual a importância da visão?

A visão é o objetivo da sua empresa, para um período de tempo definido.
É onde sua empresa almeja chegar através dos seus produtos entregando sempre o valor definido na missão. E, não deve ser uma meta inalcançável, ela demonstra o desejo real e possível do seu negócio.

  • Qual a importância da visão?

A visão deverá ser utilizada na definição de metas para o seu negócio, na construção de um planejamento estratégico que leve a alcançar o objetivo definido.
Então, é importante que sua empresa tenha e analise indicadores que demonstram os avanços do seu empreendimento. Para que, assim, a visão não seja apenas um sonho.
– Como definir a visão da sua empresa?
Não ache que um objetivo é muito grande para seu negócio, se você está empreendendo tem sempre de buscar pelo crescimento e reconhecimento.
Mas não adianta só querer chegar a um objetivo, mas não saber como, você deve conseguir estabelecer metas para esse objetivo e deve ter indicadores para medir o avanço dessas metas. Além disso, a visão da sua empresa deve ser divulgada, mas não as suas metas e indicadores.

10 Exemplos de visão:

Microsoft: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo
Apple: Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.
Samsung: “Inspire o Mundo, Crie o Future” – Inspirar comunidades no mundo todo através do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos inovadores e soluções criativas. Desenvolver o valor das suas redes centrais: indústrias, parceiros e empregados. Alcançar 400 milhões de dólares em receita e tornar a Samsung umas das cinco maiores marcas usando três abordagens estratégicas: criatividade, parceria e talento. Explorar novos territórios como saúde, medicina e biotecnologia. Ser parte dos líderes criativos em novos mercados.
Wallmart Brasil: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários.
Toyota: Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado.
Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.
Natura: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Braskem: Nossa visão estratégica é ser a líder mundial da química sustentável.
Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e aos seus parceiros uma relação duradoura com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental.
Wizard: Ser uma empresa reconhecida por sua excelência no ensino de idiomas.


O que são os Valores?

Os valores de uma empresa refletem o comportamento que você espera nas relações da sua empresa com seus colaboradores e clientes. São baseados em princípios que irão refletir nas atitudes do seu negócio.

  • Qual a importância dos valores?

Guiar as atitudes da empresa e dos colaboradores, seja nas operações internas ou nas estratégias externas. Mas, é claro que isso vai exigir muito envolvimento e empenho da equipe, e nem todas as empresas definem valores.
Além disso, a definição dos valores pode ser usada nos processos seletivos, para a captação de novos funcionários, que estejam alinhados com a empresa.

  • Como definir os valores da sua empresa?

Os valores são definidos através do comportamento que inspira a empresa. Os valores devem ser passíveis de aplicação por todos, utilizados nos processos seletivos e na avaliação dos funcionários.
Então, não adianta sua empresa possuir valores inspiradores se esses valores são inalcançáveis.
Agora que você já sabe definir a missão, a visão e os valores para o seu negócio, vamos citar alguns exemplos de empresas que definiram esses conceitos ou apenas alguns deles.

10 Exemplos de valores:

Microsoft
– Integridade e honestidade
– Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia
– Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento
– Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final
– Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal
– Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores

Apple
– Inovação
– Qualidade e Excelência
– Simplicidade é melhor que complexidade
– Aquisição vertical
– Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio)
– Colaboração e Polinização cruzada
– Responsabilidade social e ambiental
A Apple não tem valores oficiais, os valores acima foram adaptados de declarações dadas pelo CEO Tim Cook e afirmações em sites da Apple.

Samsung
– Excelência
– Integridade
– Pessoas
– Uma companhia são suas pessoas e essas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial
– Mudança
– Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa
– Co-Prosperidade
– Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental

Avon
– Confiança
– Respeito
– Crença
– Humildade
– Integridade

Coca Cola
– Inovação
– Liderança
– Responsabilidade
– Integridade
– Paixão
– Colaboração
– Diversidade
– Qualidade

Itaú
– Só é bom para a gente se for bom para o cliente.
– Fanáticos por performance;
– Gente é tudo para a gente;
– O melhor argumento é o que vale;
– Simples. Sempre;
– Pensamos e agimos como donos;
– Ética é inegociável.

Petrobrás
– Resultados;
– Superação e confiança;
– Respeito à vida, às pessoas e ao Meio Ambiente;
– Ética e transparência;
– Orientação ao mercado.

Natura
– Humanismo;
– Criatividade;
– Equilíbrio;
– Transparência.

Nestlé
– Pessoas em primeiro lugar;
– Qualidade de nossos produtos e serviços;
– Segurança é inegociável;
– Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
– Responsabilidade em toda decisão;
– Paixão pelo que fazemos.